“Gosto da marca e da imagem, está muito bem conseguida, denota preocupação em projectar o território para fora”, estas considerações foram feitas por José Manuel Fernandes, eurodeputado português em Bruxelas, que marcou presença na abertura da Feira de São Pedro, em Macedo de Cavaleiros. O projecto Try Nordestin’, cuja gestão é atualmente da responsabilidade da Corane – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, e da Desteque – Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente, mostra o território de uma forma unificada, organizada e transversal, isto é, faculta toda a informação e promove em simultâneo todos os valores associados ao setor do turismo: património, cultura, tradição, espaços naturais, alojamento, restauração, artesanato, postos de venda de produtos locais, etc. A imagem assenta no conceito do asterisco, isto é, chama a atenção de que há sempre mais alguma coisa para acrescentar, para ver, para conhecer, para experimentar.

A coordenadora e o presidente da Desteque, Aurora Ribeiro e Duarte Moreno, respectivamente, apresentaram este projecto ao eurodeputado, como exemplo de boas práticas, de união, de promoção estratégica e de uso de ferramentas inteligentes na divulgação e promoção do território. Este projecto enquadra-se perfeitamente na estratégia defendida para o próximo Quadro Comunitário de Apoio. “O futuro exige que se façam consórcios, que se agrupem diversas entidades, publicas e privadas, que se façam parcerias”, defendeu José Manuel Fernandes. Ora o Try Nordestin’ representa Grupos de Ação Local, que têm na sua direção entidades públicas e privadas, e foi construído a partir da vontade dos agentes locais directamente ligados ao turismo, promotores individuais que abraçaram a ideia de aderir a um projecto de união, em prol do desenvolvimento de todo o território.

O Try Nordestin’ trabalha para vender o produto Turismo do Nordeste de Portugal no exterior mas quer também estimular a auto-estima e o orgulho dos promotores locais, num processo de valorização contínuo que também deve começar de dentro para fora.

 

Tags: , , , , , , , , , ,