Renovar, diversificar, valorizar, qualificar, inovar com as pessoas, estas têm sido as premissas que têm orientado a ação da Desteque- Associação de Desenvolvimento da Terra Quente que, ao longo das últimas duas décadas.

Um trabalho em prol do território e da comunidade local, dos concelhos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, macedo de cavaleiros, Mirandela e Vila For, que tem contribuído para a excelência da Terra Quente e para a criação de oportunidades.

A Desteque tem-se assumido como entidade impulsionadora e dinamizadora, como pilar de sustentação dos diversos promotores, públicos e privados que pensam a região, que têm ideias para o território, que querem dar o seu contributo na valorização dos recursos naturais, sejam eles de origem agrícola, gastronómica, cultural turística, e outros.

Sendo neste território entidade gestora do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), é como parceira que a Desteque abraça cada projeto, o analisa e o apoia, sempre lado a lado no processo de implementação. O apoio concedido por esta associação é muito financeiro mas é também logístico e estratégico.

No sector agroalimentar tem apostado de forma decisiva na qualificação e promoção dos produtos, tem apoiado a área da agro-indústria, criando oportunidades para que as mais-valias da transformação permaneçam no território, criem riqueza. Exemplo disso é a aposta, com o apoio de diversos instrumentos financeiros, na qualificação de unidades de produção local (cozinhas regionais, adegas, produção de compotas, mel, lagares de azeite, etc.).

O vinho, o azeite, a maçã, a cereja, a alheira, a amêndoa, o queijo e tantos outros produtos têm, atualmente, marcas consagradas e reconhecidas que são, também elas, cartão-de-visita a todo o território.

A Terra Quente tem um potencial turístico único, tem uma diversidade de paisagem invejável. Tem Douro Vinhateiro, Património da Humanidade, O Planalto de Ansiães onde predomina a maçã, o olival, que ocupa transversalmente todos os municípios da Terra Quente, a zona de montanha, como a Serra de Bornes, com uma paisagem monumental e tudo isto resulta num mosaico cromático ímpar. Nesta área tem sabido impulsionar a iniciativa pública e privada para a qualificação física do território, para criar condições para que toda esta diversidade e riqueza, paisagística e natural, possam ser aproveitadas. O exemplo mais emblemático é, talvez, o SPA ao ar livre na Serra de Bornes, uma imagem que dispensa palavras, um dos locais de maior beleza de todo o território.

Mas também na criação de unidades de Turismo Rural e Agroturismo, na criação de Empresas de animação Turística, de pequenos empreendimentos de valorização, promoção e venda de produtos locais, a Desteque se tem assumido como entidade impulsionadora e como parceira dos promotores, iniciativas que têm contribuído para a criação de postos de trabalho, para a fixação da população e para a comercialização do que melhor a região tem, gerando riqueza, cumprindo a sua missão de desenvolvimento.

 

Tags: , , , , , , , , , , , ,