NOTA DE IMPRENSA

12 Abril 2016 Publicado por: conteudo Notícias

GASTRONOMIA DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO


CANDIDATA A PATRIMÓNIO CULTURAL DA HUMANIDADE DA UNESC

 

 

 

Por iniciativa de três Associações de Desenvolvimento Local presentes no território, e com uma Comissão de Honra presidida pelo Professor Doutor Adriano Moreira, a gastronomia e os produtos da terra transmontana e alto-duriense dão corpo a esta candidatura à UNESCO.

 

No próximo dia 15 de abril, por iniciativa da DESTEQUE – Associação de Desenvolvimento da Terra Quente, da DOURO SUPERIOR – Associação de Desenvolvimento e da CORANE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, irá decorrer uma sessão de apresentação para lançamento da Candidatura da Gastronomia e dos Produtos da Terra Ligados à Alimentação de Trás-os-Montes e Alto Douro a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO.

O evento terá lugar na histórica Quinta do Romeu (Restaurante Maria Rita; Rua da Capela, 5370 620 ROMEU), a partir das 12h30.

A apresentação será presidida pelo Conselheiro de Estado Professor Doutor Adriano Moreira que, na sua condição de transmontano, aceitou presidir à Comissão de Honra desta candidatura. A Comissão Executiva será liderada por Manuel Duarte Moreno, Presidente da Direcção da DESTEQUE, em representação do Município de Macedo de Cavaleiros e integrará os presidentes da DOURO SUPERIOR e da CORANE, o empresário Dinis Alves Cordeiro e o autarca António Fidalgo Martins respectivamente.

A Comissão Técnica da candidatura será liderada por Carlos Laranjo Medeiros, que já coordenou e desenvolveu outras candidaturas idênticas a distinções da UNESCO.

A caracterização da manifestação cultural e o seu âmbito geográfico, elementos importantes da candidatura, bem como o desenvolvimento de um plano de salvaguarda e promoção deste inquestionável património serão aspetos focados nesta apresentação. A Candidatura da Gastronomia e dos Produtos da Terra Ligados à Alimentação de Trás-os-Montes e Alto Douro a Património Cultural Imaterial da Humanidade apresentará também as linhas de um programa de envolvimento das gentes e entidades transmontanas e alto-durienses neste processo, que culminará na apresentação formal da candidatura à UNESCO, em março de 2018.

Segundo Manuel Duarte Moreno, que preside à candidatura, “no próximo dia 15, daremos o primeiro passo em direção a um objetivo antigo das gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta candidatura da nossa gastronomia a tão elevada distinção certamente unirá à volta deste desígnio todos os filhos destas terras, os que cá estão e toda a nossa diáspora. Faz parte da nossa cultura identitária saber responder a estes desafios, que tanto valorizam a nossa forma de ser e estar, como promoverão certamente um futuro com mais oportunidades.”

Notas:

A DESTEQUE é uma Associação de Desenvolvimento Local criada em 1991, de direito privado e sem fins lucrativos, que visa maximizar os recursos da Terra Quente Transmontana, promovendo assim a sua sustentabilidade. Congrega mais de vinte entidades coletivas dos territórios que compreendem os municípios de Alfandega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor. Atualmente é liderada por Manuel Duarte Moreno (Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros). A promoção do desenvolvimento territorial, a valorização dos recursos humanos, naturais e culturais e a dinamização de atividades socioeconómicas na região através do estímulo ao trabalho em rede são o core desta associação.

www.desteque.com

 

A DOURO SUPERIOR, Associação de Desenvolvimento, que cobre os territórios dos municípios de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, foi constituída a 22 de julho de 1994, por um conjunto de dezanove entidades, públicas e privadas, representativas das populações e de produtores locais, de forma a promover o desenvolvimento da região. Associação privada, sem fins lucrativos, tem como finalidade dinamizar e valorizar a sua zona de intervenção, contribuindo assim para aumentar as condições de bem-estar e progresso do Douro Superior, através da promoção do seu potencial humano, natural, cultural e do seu tecido económico. Com sede em Torre de Moncorvo, é liderada por Dinis Alves Cordeiro (Presidente da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Churra da Terra Quente)

www.dourosuperior.pt

 

A CORANE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1995, tem como área de atuação a região da “Terra Fria Transmontana”, abrangendo os concelhos de Vinhais, Bragança, Vimioso e Miranda-do-Douro. Presidida por António Jorge Fidalgo Martins (Presidente da Câmara Municipal de Vimioso), em representação da Associação de Municípios da Terra Fria Transmontana, esta associação visa o desenvolvimento social, económico e cultural local, através da promoção e implementação de projetos de desenvolvimento de interesse para a região. É em Bragança que a CORANE tem a sua sede.

www.corane.pt

 

Para mais informações:

 

Fernando Rodrigues Pereira Tel. 925409295  |  Email press@ipiconsultingnetwork.com

 

DESTEQUE  Tel. 278201470  |  Email tmad.cand.pat@gmail.com