O Nosso território

Caracterização do Território

A Terra Quente Transmontana (TQT) é uma região de transição entre o Alto-Trás-os-Montes (a Terra Fria e o Alto Tâmega) e o Douro, marcada pelos vales dos rios Sabor e Tua que correm encaixados para o Douro, e por fossas tectónicas, de Mirandela e da Vilariça, sendo os acidentes de relevo de maior destaque as Serras de Bornes e dos Passos.

A TQT tem caraterísticas climáticas próprias, com verões muito quentes e secos e invernos rigorosos, que determinam um coberto vegetal e culturas de tipo mediterrânico. Os solos são maioritariamente xistosos com baixo teor de matéria orgânica, a agricultura praticada é dominantemente familiar e de minifúndio (castanha, hortícolas, azeitona, uva, cereja, maçã, amêndoa,…) relevando-se, no entanto, algumas explorações de natureza empresarial, nomeadamente na área da olivicultura, fruticultura e viticultura.

Apresenta uma grande diversidade ambiental e paisagística de rara beleza, com destaque para os vales do Sabor, do Tua e da Albufeira do Azibo e conta com um conjunto de áreas classificadas pertencentes à rede Nacional de Áreas Protegidas, como a Albufeira do Azibo e os Parques Regionais Naturais do Tua e do Baixo Sabor, este último em fase de constituição, e ainda os Sítios de Interesse Comunitário (SIC), de Morais e do Romeu, que integram a Rede Natura 2000. Uma parte do concelho de Carrazeda de Ansiães integra o Douro Património da Humanidade, classificado pela UNESCO em 2001, em reconhecimento do caráter único e excecional do território e da paisagem trabalhada pelo homem.

Possui um relevante património geológico com rochas de um antigo oceano e de um antigo continente, com cerca de 500 milhões de anos, constituindo elementos importantes para a compreensão da história do nosso planeta. Existem cerca de 42 Geossítios identificados que integram o Geopark Terras de Cavaleiros, em Macedo de Cavaleiros.

É rica em património cultural, material e imaterial, ainda relativamente preservado, que revela o conjunto de usos e costumes ancestrais no seio das respetivas comunidades. A região apresenta também uma memória da cultura judaica que, à semelhança de outros pontos do interior do País, constitui um património relevante que importa preservar e divulgar.

Por todo o território existem vestígios arqueológicos, ricos e diversos, que remontam ao período da pré-história e ilustram as diferentes ocupações que a região conheceu ao longo dos séculos. Em matéria de património arquitetónico civil destaque quer para a arquitetura popular com conjuntos edificados de construções tradicionais utilizando materiais locais adaptados às condições climáticas e ambientais da região, quer para as casas senhoriais dispersas pelo território chamadas de “casas grandes”.

Referência também para o artesanato rico e diversificado (cestaria, tanoaria, tecelagem), e para as festividades tradicionais de que a Festa dos Caretos, em Podence, é a mais relevante.
O território de atuação ocupa a área total de 2.225,11 Km², é composto pelos concelhos de Alfandega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor, no distrito de Bragança, insere-se na NUTIII Alto Trás-os-Montes, com a exceção de Carrazeda de Ansiães que se insere na NUTIII Douro.

PRODUTOS E GASTRONOMIA

A Terra Quente Transmontana possui uma gastronomia rica e
diversificada, confeccionada com produtos de grande qualidade.

Azeite de Trás-os-Montes DOP

O azeite de Trás-os-Montes é um azeite equilibrado, com cheiro e sabor a fruto fresco, por vezes amendoado e, com uma sensação notável de doce, verde, amargo e picante, características que o fazem distinguir dos demais azeites do país.

Cabrito Transmontano DOP

A carne de Cabrito Transmontano DOP, obtida a partir de animais da raça Serrana, diferencia-se pela sua qualidade organolética, designadamente a palatabilidade, ternura e suculência. Comercialmente, apresenta-se em carcaças inteiras, metades, quartos ou qualquer porção, refrigerada ou congelada, obrigatoriamente acondicionada e rotulada.

Alheira de Mirandela IGP

A Alheira de Mirandela IGP é um enchido fumado, de cor castanho-amarelada. É obtida a partir de carne de porco de raça Bísara (ou do seu cruzamento com outras raças, que com 50% de raça Bísara), carne de aves, carne de animais de caça (facultativo), trigo da região, banha de porco e azeite de Trás-os-Montes DOP, ou similar, condimentados com sal, alho e colorau.

Couve Penca de Mirandela

Variedade com folhas grandes de cor verde e talos brancos. O repolho é de grandes dimensões, fechado e a planta rústica, adaptando-se a diferentes tipos de solo e resistindo a baixas temperaturas. Ricas em vitamina A e cálcio, são muito utilizadas na confeção de sopas e cozidos.

Queijo de Cabra Transmontano DOP

Queijo de cabra curado, da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Produzido com leite de cabra Serrana, com maturação mínima de 60 dias. A pasta é semidura e esbranquiçada.

Maçã do Planalto de Carrazeda

No Planalto de Carrazeda onde se produzem as variedades dos grupos Golden: Red Delicious, Gala, Reineta Parda, Jonagold, Granny Smith, Fuji e Bravo. O concelho de Carrazeda de Ansiães é um dos maiores produtores de Maçã da região Agrária de Trás-os-Montes.